quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Eneagrama

Curso (3 meses) – orientação de Artemisa Maria Sales
a iniciar em 11 de Março - valor da mensalidade (promocional) 71 euros
às 20h00

Artemisa Maria Sales é licenciada em Sociologia-Grupos e Identidades com experiência de investigação sociológica. Possui curso de Formação de Formadores, tendo trabalhado como formadora em áreas como Introdução à Sociologia, Dinamização Comunitária. Como facilitadora, trabalha com métodos vivenciais de auto-conhecimento para o Desenvolvimento e Cura Pessoal como o de L. Hay.

Orientada para o desenvolvimento de Auto-Consciência, é praticante de yoga/meditação há cerca de 20 anos. É formada no Processo de Quinta-essência a partir de onde começou investigação e trabalho com o Eneagrama, desde 2003 a coordenar cursos e workshops em Portugal, especialmente grupos de:
- empresários
- professores
- pais e educadores em geral.
- estudantes
Life-coaching - atendimento personalizado para transformação e mudança pessoal a partir do Eneagrama.
Orienta sessões de chikung nas vertentes terapêutica e espiritual, com auto-massagem e toque terapêutico, tendo tido formação na Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa.


Que é o Eneagrama?

O Eneagrama é um magnífico instrumento de auto-conhecimento enraizado nas culturas sagradas da sabedoria humana, como a sufi, a egípcia e outras.

O símbolo do Eneagrama configura nove tipos de personalidade, baseados no princípio de que todo o homem tem um traço de carácter central, semelhante a um eixo em torno do qual se constrói o “traço principal”de personalidade que o envolve desde a mais tenra idade. Esse traço padrão, geralmente inconsciente, encontra-se por detrás dos hábitos, das crenças e das atitudes, delimitando a visão do mundo e de si próprio.

Metaforizando, todos construímos, desde a tenra idade, uma fortaleza para protegermos o nosso diamante das agressões externas. Contudo chega a um momento em que muitos dos automatismos a que nos habituamos se transformam em bloqueios do nosso desempenho. O Eneagrama leva-nos agora a reconhecer os mecanismos de funcionamento dessas cristalizações que limitam a nossa expansão, orientando-nos na construção consciente da personalidade com autonomia.

A riqueza, objectividade, sentido prático e utilidade do Eneagrama no nosso quotidiano, despertam cada vez mais interesse nomeadamente de terapeutas, educadores, empresários, estudantes, desportistas, grupos e curiosos em geral do auto conhecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário