sábado, 23 de abril de 2011

Tradições e rituais pagãos - A Lua, a deusa, o ovo, o coelho/a lebre

Tradições e rituais pagãos - A Lua, a deusa, o ovo, o coelho/a lebre

Na Idade Média, os antigos povos pagãos europeus, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa.

Ostara equivale, na mitologia grega, a Deméter. Na mitologia romana, é Ceres.

Ostera (ou Ostara) é a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus.

Ishtar ou Astarte é a deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica.

A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida.
Na Páscoa, é comum a prática de pintar-se ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstractas. Este costume é uma alusão a antigos rituais pagãos.
A primavera, lebres e ovos pintados com runas (nome dos caracteres dos mais antigos alfabetos germânicos e escandinavos (Do escand. rûnar, «escrita secreta», pelo gót. rûna, «segredo», pelo fr. rune, «runa»)) eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados. A lebre (e não o coelho) era seu símbolo.

Suas sacerdotisas eram ditas capazes de prever o futuro observando as entranhas de uma lebre sacrificada (claro que a versão “coelhinho da Páscoa, que trazes para mim?” é bem mais comercialmente interessante do que “Lebre de Eostre, o que tuas entranhas trazem de sorte para mim?”, que é a versão original desta rima.

A lebre de Eostre pode ser vista na Lua cheia e, portanto, era naturalmente associada à Lua e às deusas lunares da fertilidade.

Ostera (ou Ostara) é a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Persephone. Na mitologia romana, é Ceres.
A celebração de Ostara, comemora a fertilidade, um tradicional e antigo festival pagão que celebra o evento sazonal equivalente ao Equinócio da primavera. Algumas das tradições e rituais que envolve Ostara, inclui fogos de artifícios, ovos, flores e coelho. O Domingo de Páscoa é determinado pelo antigo sistema de calendário lunar, que coloca o feriado no primeiro Domingo após a primeira lua cheia ou seguindo o equinócio.
Os babilônios celebravam o dia como o retorno de Ishtar (Easter), a deusa da Primavera. Esse dia celebrava o renascimento, ou reencarnação, da Natureza e da deusa da Natureza. De acordo com a lenda babilônia, um grande ovo caiu dos céus no rio Eufrates e a deusa Ishtar (Easter) eclodiu de dentro dele. Mais tarde, surgiu uma versão que incluía um ninho, em que o ovo pôde ser incubado até eclodir. Um cesto de palha ou vime era produzido para colocar o ovo da Páscoa [o ovo de Ishtar].
A Procura do Ovo de Páscoa Escondido foi criada porque, se alguém encontrasse o ovo enquanto a deusa estava "renascendo", ela concederia uma benção especial ao felizardo! Como essa era uma festividade alegre da primavera, os ovos eram pintados com as brilhantes cores da primavera.
A data cristã foi fixada durante o Concílio de Nicéa, em 325 d.C., como sendo "o primeiro Domingo após a primeira Lua Cheia que ocorre após ou no equinócio da primavera boreal, adotado como sendo 21 de março.
A festa da Páscoa passou a ser uma festa cristã após a última ceia de Jesus com os apóstolos, na Quinta-feira santa. Os fiéis cristãos celebram a ressurreição de Cristo e sua elevação ao céu. As imagens deste momento são a morte de Jesus na cruz e a sua aparição. A celebração sempre começa na Quarta-feira de cinzas e termina no Domingo de Páscoa: é a chamada semana santa.

2 comentários:

  1. As pessoas ficam comemorando e seguindo rituais de coisas que elas nem sabem de onde surgiram.

    A cultura pagã foi introduzida ao cristianismo,não há coerência nisso.

    A última páscoa foi celebrada por Jesus Cristo e foi substituída pela Santa Ceia. S.Mat.26:17

    Em nenhuma parte da Bíblia Sagrada relata que a páscoa significa ressurreição de Cristo.
    A páscoa no velho testamento significava a celebração da saída do povo de Deus do Egito. Exo.12

    ResponderEliminar